27 de março de 2013

Como e onde divulgar seu blog

Bom dia pessoal! A publicação de hoje, pretende a ajudar vocês, blogueiros(as), a fazerem o seu blog crescer/evoluir. Essa postagem é de autoria do blog Coisas Fúteis

Grupos no Facebook

O Facebook, além de ser uma rede social super agradável, tem vários grupos "secretos" para blogueiros. Lá você encontra blogueiros e blogueiras dispostos a visitarem e comentarem o link que você postar ali, afinal, só entra em um grupo quem realmente quer participar de uma "social" entre blogueiros. O legal é que você também pode conhecer outros blogs e se inspirar. 

QUAIS GRUPOS POSSO PARTICIPAR?


Fan Page

Não adianta criar uma Fan Page, deixá-la jogada às traças e ainda querer que as pessoas curtam. É legal postar fotos inspiradoras, coisas que você ache que o público alvo do blog irá gostar. Tente fazer perguntas, estimular sua relação e proximidade com os leitores, etc. Quando uma pessoa curte uma publicação da Fan Page ou uma foto, pode aparecer no blog dela que ela curtiu e isso pode despertar curiosidade nos amigos dela de conhecerem sua página. Quando as pessoas compartilham as fotos da Fan Page, o efeito é o mesmo. 

DICAS PARA MAXIMIZAR OS RESULTADOS NA FAN PAGE:

  • Publique todos os dias, ao menos uma vez por dia.
  • Responda aos comentários feitos por lá, isso estimula outras pessoas a comentarem.
  • Poste conteúdo interessante e não só a divulgação dos artigos. Poste imagens legais, com boas resoluções, novidades e vídeos também. Isso aumenta os likes e compartilhamentos.
  • Evite publicar as coisas na parte da manhã. O horário em que as pessoas estão mais online é depois das 18h e antes das 23h.
  • Convide seus amigos para curtirem sua Fan Page (aquele convite automático, através do painel de gerenciamento). Se eles realmente forem seus amigos, vão gostar de te apoiar.


Compartilhar posts e divulgar o blog no seu Facebook pessoal

Mas não faça disso uma rotina, pois seus amigos podem começar a achar chato e inconveniente. Faça isso esporadicamente, com uma frase descontraída do tipo "e aí, já visitaram o blog hoje?". Nada de "visite meu blog, por favor, pessoal."

Twitter

Outro jeito super útil de divulgar seu blog é tendo um perfil pra ele no twitter. Eu confesso que só tenho o meu, pessoal, mas outras blogueiras recomendam que você faça um só para o blog. O perfil cresce conforme tiver coisas interessantes nele e seu blog poderá será acessado diariamente por seus seguidores de lá. 



Use botões das redes sociais em seus posts para divulgação das postagens

Como já disse deu pra perceber nesse postagem, as redes sociais realmente têm um impacto grande nas pessoas. Se você adicionar botoes de redes sociais nos seus posts, cada pessoa que clicar em compartilhar nas redes vai divulgar seu blog para todos seus amigos e isso vai te trazer um retorno muito grande.



Sorteios


O sorteio é uma forma de agradecer os leitores pelo carinho e visitas, mas também é fato que ajuda a divulgar o blog e aumentar os seguidores e curtidas. Se a regra do sorteio for curtir a Fan Page ou dar RT em alguma frase, o efeito viral é maior ainda. Mas nada de sorteios exploradores do tipo (curta isso, compartilhe aquilo, siga tal perfil, RT tal frase e mande um presente pra mim via correio), isso acaba desanimando as pessoas a participarem. 

ONDE DIVULGAR MEU SORTEIO?

Existem blogs especializados nisso e outros blogs que possuem essa categoria. Eu costumo divulgar aqui:


Comentar em outros blogs

Além de divulgar seu blog nesses lugares, que dão ótimos resultados, é legal comentar em blogs alheios, mas nada de comentar "Adorei aqui e tô seguindo, segue de volta?". Isso é chato e nós blogueiros não gostamos. 
No final do seu comentário, é legal colocar o nome do seu blog com o link. Isso facilita a pessoa responder seu comentário e é legal para outras pessoas que comentarem em baixo conhecerem seu blog.

Super legais as dicas da Estafanie né? Gostaram? Está super me ajudando! 
Beijinhos 

Postado por: Amanda Peruzzi
Retirado do Blog: Coisas Fúteis

Um comentário:

  1. Ótimas dicas!

    Você também pode divulgar seu blog no agregador Evitrinne. É rápido, fácil e não precisa cadstro!
    http://evitrinne.com/blogs

    ResponderExcluir