14 de maio de 2013

Livro do Mês - O Clube do Filme


Uma dica de livro, que eu ainda não sei se gostei ou não, é o 'Clube do Filme' (The Film Club) de David Gilmour. A história, autobiográfica, gira em torno da relação entre David e seu filho Jesse. Em tempos difíceis, David Gilmour estava sem trabalho fixo e com o dinheiro curto. Para piorar, seu filho de 15 anos, Jesse, vinha colecionando reprovações em todas as matérias do ensino médio. Diante da desorientação e da infelicidade desse “filho-problema”, o pai fez uma oferta fora dos padrões: o garoto poderia sair da escola - e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel - desde que assistisse semanalmente a três filmes escolhidos por David.


Com essa aposta diferente na recuperação e na formação de um rapaz que está "perdido", formaram o clube do filme. Semana a semana, lado a lado, pai e filho viam e discutiam o melhor (e, ocasionalmente, o pior) do cinema. Essas sessões os mantinham em constante diálogo - sobre mulheres, música, dor de cotovelo, trabalho, drogas, amor, amizade -, e abriam as portas para o universo interior do adolescente, num momento em que os pais geralmente as encontram fechadas.


O que me fez realmente dizer que posso ter gostado livro, são as criticas e citações que ocorrem durante ele. Fiquei fascinada e também revoltada. Eu, como uma boa admiradora de filmes ( tenho uma paixão enorme por filmes, se pudesse faria o que David fez com seu filho: sairia da escola e só veria filmes, mas né?!), me prendi em cada citação, aliás já procurei várias. Eu super indico esse livro, para pessoas que amam cinema. 


Título Original: The Film Club
Título Nacional: O Clube do Filme
Autor: David Gilmour
Ano de lançamento no Brasil: 2009
Editora: Intrínseca


Postado por: Amanda Peruzzi

4 comentários:

  1. Nossa deve ser muito bom esse livro, uma colega me recomendou ele... estou louca para ler, adorei o post ^.^

    http://cantinhodak4mile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse, ainda não si se gostei ou não HUAHSA mas ele é bem interessante, e prende o leitor! beijinhos *-*

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bom linda eu to fazendo um post de "blogagem coletiva". Com blogueiras respondendo a tag:"Qual livro você indicaria?" e só responder e fazer um comentário sobre o livro. A intensão é mandar um e-mail explicando tudo como eu to fazendo com as outras blogueiras. Mas eu não consegui mandar um e-mail pra você pelo formulário de contato. Então espero que responda, se você aceita ou não. (e-mail: Jullianaamarinho@gmail.com)
    Feiasnamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir