9 de dezembro de 2013

Decoração: Árvore de Natal


Eh, finalmente estamos em Dezembro! Fim do ano está ai, e com ele vem as tão esperadas férias e festas de final de ano!  Nesse clima de festas natalinas, vou começar a publicar somente coisas relacionadas ao natal e depois disso,sobre o ano novo!

Acho que assim como eu, muitas pessoas lembram do natal como uma data religiosa, mas também, sempre que essa data se aproxima nos lembramos daquelas lindas e brilhantes decorações. Eu sou apaixonada por decoração de natal e se dependesse de mim, teríamos decorações assim o ano todo!  

Mas vamos lá: A primeira coisa que vem a nossa mente quando falamos em decoração de natal, são as árvores. A árvore já se tornou algum simbólico e sempre vai fazer lembrar o natal. Pensando nisso, hoje vou começar a minha maratona natalina, com algumas ideias de como você pode decorar a sua, seja ela pequena, grande, branca, verde, de verdade ou artificial.


Segundo o site suapesquisa.com, a montagem de árvore de Natal teve início no ano de 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Segundo pesquisadores cristãos numa determinada  noite, enquanto andava pela floresta, Lutero ficou impressionado com os lindos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a formar a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua residência. Além das estrelas, algodão e outros ornamentos, Lutero usou velas acesas para mostrar aos seus familiares a linda cena que havia visto na floresta. Esta tradição chegou ao continente americano através de alguns alemães, que vieram residir na América durante o período colonial. 

No Brasil, país em que o cristianismo prevalece, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares na época natalina, pois, além de decorar, simbolizam paz, alegria e esperança. As árvores de Natal também simbolizam a vida, pois em dezembro no hemisfério norte, ocorre o inverno e as árvores perdem as folhas. Uma árvore frondosa e cheia de enfeites simboliza a vida.


De acordo com a tradição católica, a árvore de Natal deve ser montada a partir do dia 30 de novembro, que é o começo do período do advento. Sua montagem deve ser aos poucos, intensificando-se a partir de 17 de dezembro (momento em que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus). Em 6 de janeiro (Dia de Reis), de acordo com esta tradição, é o dia de desmontar a árvore de Natal.


Para quem não tem a boa e velha árvore, e também não pode compra-la, inove! Existe várias formas legais de inventar uma árvore, assim como nas imagens acima! Mas para quem curte a queridinha, veja algumas inspirações.


Por hoje é isso pessoal! E vocês, já decoraram a de vocês né? Mandem fotos para postarmos aqui no blog! Beijão pessoal, até a próxima!

4 comentários:

  1. A árvore da minha casa é bem pequena, mas é uma graça, minha mãe já decorou e ficou linda.

    PARTICIPE DO MEUS SORTEIO: http://www.rockcomluxo.com/2013/12/sorteio-voucher-de-50-na-persunmallcom.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano não iremos montar na minha casa, fiquei meio chateada, mas tudo bem *-* Partcipo sim, manda uma foto da sua, semana que vem quero postar foto das árvores das leitoras, beijão!

      Excluir
  2. ADOREI essa dourada cheia de anjinhos!!!! Ficou linda demais!!
    beeeeeeeeejo

    http://beautystopblog.wordpress.com

    ResponderExcluir